O material faz parte da coleção Philanthropy Roadmap, iniciativa da Rockfeller Philanthropy Advisors.
O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) lança no Brasil o guia Filantropia da Próxima Geração – Encontrando o caminho entre a Tradição e a Inovação, material que integra originalmente a coleção Philanthropy Roadmap, iniciativa da Rockfeller Philanthropy Advisors, organização americana que gerencia mais de US$ 200 milhões em doações anuais. O IDIS conta com o apoio da FBN Brazil – Familiy Business Network, associação que reúne famílias empresárias para aprendizado e troca.
A publicação surge em um contexto de maior envolvimento de famílias na estruturação de ações filantrópicas, visando maior impacto social. Ela evita fazer referência à idade, e define a nova geração como: “filantropos que se veem como descendentes, e não ancestrais, e querem usar sua riqueza a serviço dos outros”. Sejam emergentes ou já estabelecidos, destina-se àqueles que consideram passar por uma mudança para honrar o legado do passado enquanto criam seu próprio legado.
Os casos analisados no livro trazem experiências, mostram motivações, o potencial e os desafios do ato de doar. No Brasil, foi incorporado ao material um case nacional com a história de Rodrigo Pipponzi, bisneto do fundador da Droga Raia. Buscando um jeito de ajudar incialmente o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), criou a revista Sorria, vendida nos caixas da farmácia. O projeto cresceu e até hoje já distribuiu R$ 38 milhões para mais de 100 ONGs, expandindo a parceria para diversas redes de varejo.
O guia Filantropia da Próxima Geração está disponível para download, gratuitamente no site do IDIS: https://www.idis.org.br/filantropia-da-proxima-geracao/
FONTE: Senac | Setor 3