Brasil comemora dia da filantropia com recorde de doações e ONGs em alta

By Kaptha | 29 de outubro de 2020

Atuação do terceiro setor foi fundamental nos primeiros momentos da pandemia. ONGs alcançam parte da população ignorada pelo Estado

 

O Brasil comemora hoje, pela primeira vez, o Dia da Filantropia. A data festiva foi criada em dezembro do ano passado. Os deputados federais Antonio Brito (PSD-BA) e Eduardo Barbosa (PSDB-MG), autores do projeto, justificaram a iniciativa dizendo que a intenção é dar visibilidade à filantropia e à participação do cidadão na sociedade.

A época para a comemoração é oportuna. A crise do novo coronavírus gerou uma onda de solidariedade entre grandes empresas e a elite, que se mobilizaram para angariar um volume considerável de recursos filantrópicos: mais de 6 bilhões de reais foram doados até julho, mais do que o dobro do registrado no ano passado inteiro. Os dados são do Monitor das Doações, criado pela Associação Brasileira dos Captadores de Recursos (ABCR).

Esse movimento teve um impacto grande nas comunidades mais afetadas pela crise. Enquanto o governo e o parlamento debatiam sobre a melhor forma de recuperar a economia e dar algum alento aos mais necessitados, ONGs distribuiam cestas básicas, material de limpeza, kits de higiene e transferiam renda diretamente a mulheres chefes de família. Caso do projeto Mães da Favela, que oferece uma bolsa de 120 reais a mulheres em comunidades, por dois meses. Mais de 80 mil mães foram beneficiadas.

 

FONTE: Exame

Vamos nos conectar?

Contato